quarta-feira, 14 de março de 2012

Pré-jogo: Cruz Azul x Corinthians


Não costumo fazer pré-jogo, pois é algo que todo mundo faz. Todo blogueiro esportivo, em milhares de blogs e sites, já o fazem. Mas hoje resolvi abrir uma exceção, por ser um jogo importante, numa competição importante.
Claro que é totalmente possível uma vitória do Corinthians hoje no México, mas dadas as muitas as circunstancias e os resultados do grupo, um empate também pode ser considerado um bom resultado e até uma derrota não seria o fim do mundo.
Analise da seguinte forma, o importante no jogo de hoje é ver a postura do time, como vai atuar diante de um adversário bom, com algumas circunstancias contrárias. A (quase) polêmica saída de Adriano segunda, a altitude, um jogo fora de casa, pressão da torcida. Leve tudo isso em conta, para fazer a analise de como a equipe ira se portar. O resultado é importante? Até é, sempre é, mas hoje nem tanto.
Ontem o Nacional/PAR venceu o Táchira/VEM por 3 a 2 e somou seus primeiros pontos, sendo assim mesmo com uma derrota o Corinthians seguirá em segundo. Obviamente, caso isso aconteça, o Cruz Azul abrirá uma vantagem de 5 pts. Agora eu pergunto, será tão importante assim se classificar como primeiro?
Acredito com plena convicção que o Corinthians somará 9 pts no returno, que somados a esses 4 que já tem, consolidará a vaga para segunda fase. Desde que o regulamento passou a contar o gol fora como critério de desempate, passei a notar que decidir em casa, não faz lá grande diferença. Ajuda, mas nem tanto. Tudo depende da primeira partida, vide Corinthians em 2010, onde acabou derrotado por 1 x 0 e chegou pressionado para a segunda partida, em casa e não conseguiu reverter o resultado. Na Taça Libertadores, o importante é classificar, primeiro ou segundo é irrelevante, a segunda fase é outro campeonato. Tudo muda.
O Cruz Azul não chega a assustar, é um bom time, o melhor dos adversários da primeira fase, sem duvidas. Mas nada de extraordinário, apenas bom. Anda empurrando o Mexicano com a barriga, estando no meio da tabela. Jogando em sua casa, conta com o apoio da torcida e abusa das bolas áreas. Resumindo, a altitude tende a ser mais complicada que o adversário.
Deve se atentar ao atacante Omar Bravo e também a Perea, que são os jogadores de destaque dessa equipe. Entretanto, visto a forma que o coletivo do Corinthians atua, é possível ficar otimista de que o timão traga um ótimo resultado do México. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário